Início > Agronegócios, DESTAQUES, NOVA MUTUM > Produção de uva em Nova Mutum chega a 34 t/ha

Produção de uva em Nova Mutum chega a 34 t/ha

Melina Agropecuária, pioneira na produção de uva em Mato Grosso, atingiu a marca de 34 toneladas/ha/ano, mantendo a qualidade do suco Melina, o único totalmente integral do país, com baixo teor de açúcar.

Este é o resultado de investimento em pesquisa e compromisso com a excelência imprimida pelos irmãos Alain e Michel Leplus, que em 1988 começaram plantando 1 ha da fruta em Nova Mutum (262 km ao norte da Capital) e hoje a área plantada chega a 35 ha.

“Em 2011 mudamos a condução das parreiras, passando de duas safras/ano para uma só,  aumentando o descanso das parreiras de um para cinco meses e com isso aumentamos também a nossa capacidade de produção de 26 para 24 t/ha/ano  mantendo a qualidade do suco com baixo teor de açúcar”, conta Alain Leplus.

Ainda em 2011 eles optaram por mudar completamente o sistema de extração do suco, passando para a técnica tubo and tubo de vapor indireto onde não há contato do vapor com a uva.

“ Para a safra de 2012, compramos um novo equipamento de engarrafamento, que consiste em lavar as garrafas antes de ser enchidas e ainda implantamos o enchimento e colocação da tampa 100% automatizado, onde não ha contato direto com o produto”, observa Michel Leplus, informando que a empresa acaba de ter a fiscalização do grupo Carrefour que manteve o selo Origem Carrefour.

“Também devemos aumentar consideravelmente a nossa nota por termos cumprido quase 100% das exigências  sanitárias, fitossanitárias, rastreabilidade da garrafa, qualidade final do produto, gestão de resíduos poluentes, saúde e segurança dos colaboradores e bem estar do trabalhador”.

Exclusividade

Mato Grosso produz o único suco integral do país, o suco Melina, totalmente natural e sem conservantes, detentor do Selo de Garantia de Origem Carrefour, certificado de excelência resultante do processo de produção monitorada, sem resíduo de agrotóxicos.

Alain e Michel Leplus começaram a plantar uva em Mato Grosso em 1988 em apenas 1 hectare. Foram testadas 14 espécies diferentes, inclusive uvas viníferas para futura elaboração de vinho, suco, espumante e vinagre. Hoje já são 35 hectares de área plantada e que produzem mil toneladas de uva de altíssima qualidade.

Em junho 2001 eles inauguraram a fábrica de suco e fizeram a primeira colheita. Três meses depois o mercado de Mato Grosso e Rio Grande do Sul já desfrutavam da primeira garrafa de suco de uva natural, sem conservantes e colorantes. O empreendimento deu tão certo que em 2007 já eram 35 hectares de uvas plantadas e a Melina Agropecuária produzindo 1 milhão de garrafas de sucos distribuídas por todos os estados brasileiros .

Em 2011, a empresa lançou a rastreabilidade da garrafa do suco Melina e em seguida o projeto piloto de reciclagem em Nova Mutum, resultado de uma parceria estabelecida entre a Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social e a Agropecuária Melina. A indústria vai readquirir as garrafas e o dinheiro será destinado para a Creche Municipal Mãe Amiga, que hoje atende cerca de 150 crianças no município.

Sandra Carvalho – Da Editoria

Fotos: Divulgação

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: