Início > NOVA MUTUM, Saúde > Visa inicia análise da qualidade da água em Nova Mutum

Visa inicia análise da qualidade da água em Nova Mutum

A Vigilância Sanitária vai iniciar na próxima semana, a análise da qualidade da água consumida pela população de Nova Mutum.  Um treinamento realizado com a empresa Commerce All, de Goiás apontou detalhes dos mecanismos que deverão ser utilizados durante a etapa de coleta.
De acordo com a coordenadora da Visa, Maria Elisiana Schons, o objetivo é cumprir com a Portaria nº 2914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde que dispõe sobre os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. “O trabalho será no sentido de fiscalizar a qualidade da água oferecida a população, garantindo a promoção da saúde dos munícipes”, afirma à coordenadora.

Maria Elisiana lembra que mensalmente o Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto de Nova Mutum (Saae), responsável pela distribuição de água repassa um relatório ao setor apontando as condições bacteriológicas e físico-químicos coletadas periodicamente. “As informações já abastecem o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Siságua). A Visa também faz coletas dos materiais, que logo após encaminha amostras para o exame microbiológico feito pelo MT Laboratório, em Cuiabá”, explica.

Conforme o Saae, para a análise, é preciso ser entendido que quando o número de coliformes por 100 mililitros for igual à zero, significa que a água está isenta de bactérias, ou seja, é de qualidade satisfatória. Se o número de coliformes for igual a dois, o líquido pode ser considerado potável, a menos que em duas análises consecutivas o resultado não seja inferior ao mesmo valor. Quando o número de coliformes for igual a dois, significa que a água contém contaminação bacteriológica.
Só no mês de agosto, foram utilizados 225.288 mil metros cúbicos (m³) de água entre os oito postos de abastecimento localizados na área urbana e comunidades Ranchão (5.633 m³), São Manoel (745m³) e Pontal do Marape (1.017m³). Em valores, o recebimento pelo total de água disponibilizado entre os mais de 34 mil habitantes locais será de R$ 313.347,27 mil.
Para o início do trabalho, a coordenadora destaca que deverão até final de ano ser coletadas e analisadas 300 amostras de água em diferentes pontos do município. “Por dia, faremos um trabalho com coleta de mais ou menos oito amostras para conseguirmos cadastrar a demanda que o Siságua pede”, finaliza Maria Elisiana.

TREINAMENTO

A empresa responsável pelo treinamento, há quatro anos no mercado e que capacitou os servidores da Visa para início da operação na próxima semana, utiliza de três equipamentos distintos para a análise da substância: o turbidímetro, que detecta qualquer corpo estranho que tiver contido na água; o fotocolorímetro multiparâmetro que avalia a quantidade de alumínio, amônia, cloro, detergente, ferro, flúor, manganês (substancia responsável por impotência e problemas no fígado), nitrato e nitrito (degradados das substâncias do composto da amônia), além de sulfato; e o PHmetro .
“São equipamentos que serão utilizados diariamente com a coleta de cinco amostras de água em pontos específicos do município e que garantiram a saúde da população”, enfatiza o proprietário da empresa e chefe no treinamento, Rogério de Freitas Melo.
Durante o treinamento, aulas práticas e teóricas com testes nos aparelhos adquiridos pela Secretaria de Saúde por cerca de R$ 5 mil foram feitos. Em uma das análises, a amostra de água apresentou falta de cloro, sendo que o mínimo é de 0,20 e o máximo 2,0 de concentração da substância.
“A ideia é fiscalizar e garantir realmente a segurança e saúde da população de Nova Mutum”, reforça Maria Elisiana.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Bianca Lima

Anúncios
Categorias:NOVA MUTUM, Saúde
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: