Início > CIDADES, Política > Prefeito de MT aplica 15% em saúde sem qualidade

Prefeito de MT aplica 15% em saúde sem qualidade

GAZETA

O Pleno do Tribunal de Contas emitiu parecer prévio favorável à aprovação das contas anuais de Governo da Prefeitura de Comodoro (644 a Oeste de Cuiabá), que segundo o relator, conselheiro Antônio Joaquim, cumpriu a aplicação do percentual mínimo em saúde e educação, apesar de ser constatado que os serviços prestados não foram positivos. “É grave no sentido do gasto público. O gestor gastou mais que o mínimo constitucional (15%) e diminuiu a qualidade da saúde no município”, disse.

O conselheiro ainda ressaltou que “o administrador não pode ficar atrelado unicamente aos limites constitucionais, na medida em que deve também garantir a qualidade dos serviços públicos”.

Para complementar o alerta aos gestores, o conselheiro presidente do TCE-MT, José Carlos Novelli, lembrou sobre a importância do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), que atua como parte orientativa junto às prefeituras e à gestão estadual. “Antes que o Tribunal passe a punir, está sendo dada a oportunidade para que as prefeituras possam fazer o seu Planejamento Estratégico, implantando uma gestão com foco em resultados. Deve-se sair da gestão burocrática, buscando a melhoria das políticas públicas, e com isso melhorar os serviços”.

Novelli disse ainda que após essa etapa, o Tribunal de Contas passará a analisar as contas levando em consideração o Princípio da Eficiência, onde o foco é a aplicabilidade dos indicativos das políticas públicas.

Foram feitas recomendações ao Poder Legislativo de Comodoro para que determine ao gestora a mudança nos pontos negativos em saúde e educação.

Anúncios
Categorias:CIDADES, Política
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: