Início > Educação, NOVA MUTUM > Mobilização Social reúne 600 profissionais de Educação em Nova Mutum

Mobilização Social reúne 600 profissionais de Educação em Nova Mutum


Cerca de 600 profissionais da rede estadual e municipal de ensino de Nova Mutum participam desde ontem, no Centro de Eventos Quicke, da Mobilização Social pela Educação. O movimento aderido a partir da ação nacional e que segue até quinta-feira tem foco em discutir as problemáticas e desafios enfrentados pelo setor no município.

“A ideia é discutirmos junto a segmentos da sociedade civil organizada e chamar a atenção de cada cidadão mutuense para a importância de um comprometimento maior com as questões do ensino”, enfatiza a coordenadora da Secretaria de Educação e Cultura (Smec), Simone Andrade.
Simone explica que com o passar dos anos se houve uma mudança de comportamento junto aos rumos na educação no Brasil. “Vivemos uma época de transferência de responsabilidade e não é esse o papel do profissional de educação. Pai é pai e professor é professor. O movimento é realmente de conscientização para a importância de que cada um assuma seu papel nesse processo”, considera a coordenadora.
No primeiro dia de programação, foram assistidas palestras ministradas pelo presidente do Conselho Estadual de Educação, Aguinaldo Garrido, com o tema “Mobilização pelo direito ao acesso, sucesso e permanência de todos na Educação Básica”; e pela professora Jaqueline Pasuch, com o tema “Currículo, Diversidade e Desenvolvimento Integral para crianças de zero a seis anos”, além de trabalhos em grupo.
Aguinaldo Garrido comentou que o município de Nova Mutum a partir da realização de um Plano Municipal de Educação tem mostrado sua preocupação quanto as prerrogativas educacionais. “Assim como o Estado, a viabilização e conclusão efetiva de um plano que é pautado através de projeto de lei garante e mostra o compromisso com nossos futuros cidadãos e indica também a preocupação com o tema dentro da sociedade”, destaca Garrido.

Para a presidente do Conselho Municipal de Educação, a estratégia de envolver a sociedade e formar multiplicadores, no sentido de criar uma cultura de envolvimento dos pais com a escola dos filhos é um dos caminhos para uma educação de qualidade. “O acompanhamento dos pais junto aos seus filhos em idade escolar não só quando se tem algum problema com esse aluno é importante para a criação de vínculos entre família e escola; que possuem papéis e responsabilidades distintas, porém, complementares para formar uma rede de proteção à criança e ao adolescente a fim de garantir direitos e deveres na trajetória educacional”, finaliza a presidente.
Nova Mutum tem aproximadamente 4 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino. Já, pelo Estado são cerca de 2 mil.

PROGRAMAÇÃO                                            
Hoje, à partir das 7h30min, a Mobilização Social pela Educação segue com apresentações culturais. Logo após, está programada a palestra com o técnico do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e consultor da Unesco, Sérgio Benedito Maia, que abordará na palestra “O Plano de Mobilização Social pela Educação e os indicadores de qualidade de ensino”.

O evento será retomado às 13h30min, com a palestra da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e superintendente de Políticas para Mulheres do Estado de Mato Grosso, Ana Emília Sotero, que falará sobre o tema “O papel da família na educação dos filhos”.
Para os dias 1º e 2 de agosto, estão marcadas oficinas no período da manhã e tarde, no Cine Teatro Ipê Roxo sobre a elaboração do Plano de Mobilização Social pela Educação e os fundamentos da interação escola-família-comunidade e práticas de Mobilização Social pela Educação no Brasil.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Bianca Lima

Categorias:Educação, NOVA MUTUM
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: