Início > Política > PSD e PMDB lideram no ranking de candidaturas próprias em Mato Grosso

PSD e PMDB lideram no ranking de candidaturas próprias em Mato Grosso

RDNEWS

Mais novo partido brasileiro, o PSD, que tem como fundadores em Mato Grosso o presidente da Assembleia, José Riva, e o vice-governador Chico Daltro, é a legenda que lançou o maior número de candidatos a prefeito no Estado. A agremiação tem candidaturas próprias em 78 dos 141 municípios. Entre os que disputam estão o prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli, que tenta a reeleição, o médico Leonardo Albuquerque, em Cáceres, e Carlos Brito, em Cuiabá.

 
O PSD nunca disputou eleição, mas já possui o maior número de prefeitos, são 50. A sigla conquistou a maior representatividade no Estado ao cooptar 2/3 dos prefeitos do PP, legenda de onde Riva e Daltro se desfiliaram, além de alguns de outras agremiações.

O segundo partido em número de candidaturas majoritárias nas eleições de 2012 é o PMDB, do governador Silval Barbosa, com 61 postulantes aos executivos municipais. Hoje o partido conta com 18 gestores. Entre os que disputam estão o prefeito Juarez Costa, de Sinop, e o prefeito de Sorriso, Chicão Bedin, que buscam a reeleição. O deputado Walace Guimarães engrossa a lista, pleiteando a Prefeitura de Várzea Grande.

   
Neste cenário, governador e vice medem forças para emplacar o maior número de prefeitos e fortalecer as siglas para as eleições de 2014. Quem está no poder geralmente elege maior número de representantes, mas o PSD lançou mais candidaturas na expectativa de quebrar esse paradígma.

   
O PR foi o partido que mais elegeu nas eleições de 2008, durante Governo Blairo Maggi (PR). Atualmente tem 31 prefeitos e, nestas eleições, tenta extender o controle à 34 prefeituras.

   
Na quarta posição no ranking de candidaturas vêm empatados o DEM e o PT com 28 candidatos a prefeito, cada. Atualmente o DEM tem 15 prefeitos e o PT 12. O PSB, do deputado Valtenir Pereira e do empresário Mauro Mendes, que só tem 3 prefeitos eleitos, lançou 24 candidaturas majoritárias.

   
O PP, do deputado federal Pedro Henry, que comanda 6 cidades, busca ampliar o controle para 22 prefeituras. O PDT do senador Pedro Taques quer passar de 2 prefeitos para 21. O PSDB, que tem 5 eleitos, luta para conquistar 19 municípios. Na disputa está ainda o PPS. A legenda tem 2 gestores e lançou 10 candidatos, dentre eles, o deputado Percival Muniz, que tenta a Prefeitura de Rondonópolis.

   
Já o PTB, do prefeito de Cuiabá Chico Galindo, que tem 2 gestores no Estado, e o PSOL, do Procurador Mauro e Marcos Magno, que não tem nenhum prefeito eleito, lançaram 7 candidatos majoritários cada um. O PMN e o PRP, que tem 1 prefeito cada, lançaram 4 e 3 candidaturas, respectivamente.

Categorias:Política
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: