Início > Economia, NACIONAL > Desemprego fica estável no Brasil em junho

Desemprego fica estável no Brasil em junho

R7

A taxa de desemprego no País evoluiu de 10,6% para 10,7% e ficou estável na passagem de maio para junho, segundo informações da PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego) divulgadas nesta quarta-feira (25) pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Porém, a população desocupada em sete regiões metropolitanas mais o Distrito Federal chegou a 2,4 milhões em junho, um acréscimo de 0,9%.

As 23 mil pessoas desempregadas na passagem de maio para junho foram resultado da diferença entre a quantidade de trabalhadores inseridos no mercado e o número de postos disponíveis. Em junho, foram criadas 86 mil oportunidades de trabalho — um acréscimo de 0,4% no nível de ocupação —, mas elas foram insuficientes para absorver os 109 mil ingressantes.

Apenas a região metropolitana de Recife apresentou redução na taxa de desemprego, com queda de 6,8%; Salvador (1,7%) e São Paulo tiveram alta (2,8%).

Considerando todas as regiões avaliadas, a construção foi o setor que mais aumentou o número de empregados, com 78 mil postos de trabalho preenchidos em junho. O comércio e a reparação de automóveis e motocicletas contribuíram com 15 mil novos empregados. Já a indústria manteve o nível de ocupação.

O rendimento médio caiu em quatro localidades. A queda mais expressiva, de 2,1%, foi em Belo Horizonte, onde o salário passou a valer R$ 1.378. Distrito Federal, Salvador e Recife também apresentaram perdas. Fortaleza e São Paulo apresentaram estabilidade nos rendimentos e apenas os trabalhadores de Porto Alegre sentiram um reforço no bolso, com alta de 1,5%, chegando a R$ 1.551.

A quantidade de empregados com carteira assinada recuou 0,6%, assim como o número de trabalhadores informais, que diminuiu 0,5%. O mercado ganhou mais autônomos em junho, com acréscimo de 2%, e o saldo de empregados domésticos também cresceu, com alta de 1,8%.

Categorias:Economia, NACIONAL
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: