Início > Política > Pedro Taques fará parte da comissão que mudará Código Penal

Pedro Taques fará parte da comissão que mudará Código Penal

DA ASSESSORIA

O senador Pedro Taques (PDT-MT) foi nomeado membro da comissão temporária de 11 senadores que será responsável por propor mudanças ao projeto do Novo Código Penal.

O anteprojeto, elaborado por Comissão Especial de Juristas ao longo de mais de sete meses de trabalho, foi apresentado na semana passada como PLS 236/2012, com justificação assinada pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

O colegiado de senadores irá debater as propostas de atualização legislativa antes de sua votação pelo Plenário. A indicação de nomes para a comissão foi feita pelos líderes partidários segundo o critério da proporcionalidade.

“O atual código, de 1940, foi elaborado quando vigorava no país uma Constituição antidemocrática, num contexto adverso que definiu a anatomia do texto. Sob a égide da Constituição democrática de 1988, não podemos mais conviver com o código de 1940. Este é um momento importantíssimo para o Brasil”, afirmou Pedro Taques.

Prioridade do Senado em 2012, o projeto de reforma do Código Penal foi instituído após pedido de Pedro Taques. Instalada em outubro de 2011, a Comissão Especial de Juristas encarregada de realizar o estudo apresentou, no dia 9 de julho, o anteprojeto à Casa.
A proposta prevê mudanças polêmicas: transforma a exploração dos jogos de azar em crime; descriminaliza o plantio e o porte de maconha para consumo; trata do aborto; e reforça a punição a motoristas embriagados.

Trâmite

Uma vez indicados os membros, a comissão temporária do código deve se reunir nos próximos dias para eleger presidente e vice-presidente, além dos relatores – um geral e outros parciais.

 A comissão então recebe emendas e depois elabora seu parecer, que será votado pelo Plenário do Senado. O projeto, a requerimento, pode passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Se aprovado, o novo código segue para a Câmara dos Deputados. O último passo é a sanção presidencial.

Categorias:Política
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: