Início > Economia > Preço de alimentos aumentam 4,06%

Preço de alimentos aumentam 4,06%

Fonte: Infomoney

O preço dos alimentos aumentaram 4,06% em junho deste ano, de acordo com o Índice Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), divulgado nesta sexta-feira (06).
De acordo com o estudo, as verduras e legumes puxaram o índice, com alta de 6,09% e 6,04%, respectivamente. “Em razão das condições climáticas adversas e de alguns problemas pontuais, como a dificuldade de importação da Argentina de maçã e pêra, todos os setores apresentaram elevação dos preços praticados”, disse o economista da companhia, Flávio Godas.
Nos últimos 12 meses, o índice apresenta aumento de 6,63%, enquanto que, no acumulado do ano, a alta é de 6,38%.
Preços
As cinco categorias de alimentos avaliadas apresentaram alta no período.
Assim como verduras e legumes, o setor de diversos também apresentou alta de 6,6%, com destaque para o amendoim com alta de 17,9%.Já as frutas tiveram aumento de 3,8%, com destaque para o mamão formosa, com alta de 63,2%.
Os pescados registraram aumento de 1,9% em seus preços, com destaque para a cavalinha (alta de 45,2%).
Tendência
A expectativa, segundo o economista da companhia, Flávio Godas, é de que com a chegada do inverno e a previsão de frio mais rigoroso este ano nas regiões produtoras do Sul e Sudeste, as hortaliças devem permanecer com os preços em alta, principalmente as mais sensíveis. Preservadas as condições atuais, o setor de pescados deve seguir em estabilidade.
No setor de Frutas, a seca nos estados da Bahia e do Espírito Santo prejudicaram a produção de mamão, que apresentou forte recuo no volume ofertado e alta acentuada dos preços praticados. “O volume de importação também registrou queda em razão dos problemas na fronteira entre Brasil e Argentina. Sanados estes problemas pontuais, os preços das frutas devem recuar em julho, uma vez que o setor conta com diversas opções de compra como morango, laranja, tangerina, caju, entre outros, e a demanda apresenta retração nesta época do ano”, explica Godas.
Índice
O índice Ceagesp é um balizador de preços de alimentos frescos no mercado, que indica a variação dos preços no atacado de frutas, legumes, verduras, pescado e diversos.

Categorias:Economia
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: