Início > NOVA MUTUM > Nova Mutum Sustentável estende CAR gratuito para pequenos produtores

Nova Mutum Sustentável estende CAR gratuito para pequenos produtores

Os pequenos produtores rurais de Nova Mutum terão a possibilidade de integrar o projeto Nova Mutum Sustentável, parceria entre Governo do Estado, Prefeitura, Sindicato Rural, Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy (TNC) e Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja/MT). Por meio da ação, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) está sendo oferecido aos donos de propriedades com áreas de até 500 hectares gratuitamente até o mês de novembro.
Na primeira etapa, segundo o coordenador de projetos da TNC, Alex Schmidt, o serviço foi oferecido apenas para assentados das comunidades do interior. “Como o CAR é obrigatório para todos os imóveis rurais, estaremos cedendo também aos proprietários com área de até 500 hectares”, observa o coordenador.
No total, foram 415 documentos expedidos entre Pontal do Marape e Ribeirão Grande e todo processo prossegue em andamento. “A intenção é ajudar os produtores a estabelecerem um modelo de desenvolvimento econômico pautado na adequação e sustentabilidade socioambiental do setor agropecuário, mostrando aos produtores rurais que a conservação e agricultura podem funcionar muito bem juntas”, destaca.
Alex orienta que o CAR é uma das exigências a serem cumpridas para os que buscam integrar o Programa Matogrossense de Regularização Ambiental Rural, o MT Legal, regulamentado em 2009 e que dispõe de uma série de benefícios, inclusive isenção de multas entre os proprietários de áreas que estejam regularizadas e que tem prazo final de adesão até 16 de novembro. “Como sabemos, o mercado principalmente externo já pede que essas questões ambientais estejam todas muito bem definidas. Isso vem ao encontro ao programa de MutumGap, que busca certificar no mercado internacional a nossa produção como socioambientalmente sustentável, com respeito ao meio ambiente”, cita ele que ainda frisa “que com a realização do CAR, o pequeno produtor ficará isento das taxas habituais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema)”.
Em Nova Mutum, através do programa custeado pelo Ministério do Meio Ambiente – Fundo Amazônia via BNDES, o produtor já tem acesso gratuito aos mapas necessários para dar entrada no CAR.
SERVIÇO
Para o cadastro, o produtor rural deverá comparecer a Sala de Projetos anexa à sede do Sindicato Rural, localizado na Avenida das Araras, nº 300 W, munido de documentos pessoais (RG e CPF), cópia do comprovante de endereço atualizado, matrícula, contrato de compra e venda ou posse e documentações do imóvel rural. “Todo o processo é feito gratuitamente, cabendo apenas ao interessado arcar com custos de cartório; e será montado por nossos técnicos e atestado pelo engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Renato Costa. Posteriormente, a documentação será encaminhado à Cuiabá sem custo algum”, reitera o coordenador.
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone (65) 3308-3946.
Fonte: Assessoria de Imprensa/ Bianca Lima
Categorias:NOVA MUTUM
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: