Início > Saúde > Secretaria confirma 3 casos de gripe suína em Mato Grosso

Secretaria confirma 3 casos de gripe suína em Mato Grosso

Fonte: Gazeta Digital

Três casos de Influenza A H1N1, conhecida como gripe suína, foram registrados em Cuiabá em abril e maio, confirmados por exames realizados no Lacen – Laboratório da Secretaria Estadual de Saúde (SES) que é referência laboratorial em Influenza Sazonal (Gripe comum) e Hantavirose. São duas mulheres (uma de 26 anos moradora de Cuiabá que não tinha histórico de vacinação, outra de 21, moradora de Várzea Grande) e  um menino de 9 anos, que reside na capital. Em todos os casos, a doença foi diagnosticada no início, o que favoreceu o tratamento e a cura sem complicações.
Contudo, a investigação para detectar se as vítimas foram infectadas em Mato Grosso, ou se viajaram recentemente, ainda está em trâmite e será concluída ainda nesta semana. Um quarto caso sob suspeita foi descartado após os exames.

As mulheres que tiveram a doença em abril já receberam alta hospitalar e estão em casa. A confirmação do caso do garoto ocorreu na semana passada e, apesar de ter sido medicado e seu quadro evoluído para cura, ainda recebe acompanhamento médico na unidade de saúde.
Conforme a gerente de Vigilância Epidiemiológica Estadual, Valéria Cristina da Silva, os 3 casos da doença não foram agravados porque foram diagnosticados prococemente. Ela explica que existem em Cuiabá 2 unidades da Rede Sentinela, ou seja, unidades que monitoram todos os pacientes que apresentam sintomas parecidos com a doença, que são febre, tosse e secreção. “Ao ser identificado qualquer sintoma, a vítima é imediatamente encaminhada para exames no MT Laboratório que detecta se é ou não o vírus da Influenza A H1N1. Se for confirmada a doença, a pessoa já começa a receber o tratamento”.

Anúncios
Categorias:Saúde
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: