Início > GERAL > Tangará e Nova Ubiratã tem mais queimadas no primeiro trimestre

Tangará e Nova Ubiratã tem mais queimadas no primeiro trimestre

Fonte: Só Notícias/Marcio Uhde, de Nova Mutum
http://3.bp.blogspot.com/_tUkHHCyk8_k/RwTKn6mt14I/AAAAAAAABeI/5k7-_utgaao/s400/queimadas+mato+grosso2.jpgOs municípios de Tangará da Serra e Nova Ubiratã são os campeões em focos de queimadas no primeiro trimestre deste ano, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE. Cada um aparece com 21 registros, entre 1º de janeiro a 31 de março. Na relação ainda aparecem Diamantino, com 20, Água Boa – 17, Porto Esperidião – 15, São Feliz do Araguaia – 15, Querência – 15 e Nova Mutum, também com 15 focos.

O fato de tais focos estarem sendo registrados ainda em período chuvoso, preocupa o governo do Estado. Quem afirma é o major Márcio Paulo da Silva, coordenador estadual de prevenção e combate a incêndios florestais da Defesa Civil. Ele esteve em Nova Mutum na manhã de hoje, reunido com integrantes do corpo de Bombeiros Militar. “Estamos iniciando aqui um trabalho de prevenção e enfrentamento às queimadas este ano. Ele será estendido para os demais municípios, priorizando aqueles com maior registro de focos”, explicou.

Major Márcio trouxe também 300kg de um agente bloqueador de chamas para o combate de incêndios florestais. Os soldados foram orientados no que se refere à preparação e manuseio do produto para a aplicação. O produto chama-se LI7, age absorvendo o calor e é específico para o combate de incêndios florestais. Cada 3.400g pode ser dissolvido em 20 litros de água. Tem-se a informação que o seu custo é de R$15 o quilo.

O coordenador esteve reunido também com representantes da secretaria municipal de Agricultora e Meio Ambiente. O objetivo foi apresentar uma proposta de parceria em atividades de prevenção, educação, preservação, formação de brigadas e palestras, de maneira a preparar a comunidade no combate aos incêndios florestais. “Caso a secretaria ache conveniente, será assinado um termo de cooperação técnica”, falou.

Categorias:GERAL
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: