Início > EVENTOS > Administração Municipal organiza programação alusiva ao Dia da Mulher

Administração Municipal organiza programação alusiva ao Dia da Mulher

http://3.bp.blogspot.com/_aKF0rsoVSfg/SbQj3iuSa_I/AAAAAAAACcc/h6WUkmZ91SE/s400/MulherFlor.jpg

Está pronta a programação alusiva a passagem do Dia Internacional da Mulher comemorado em 8 de março. A exemplo do que ocorrera no ano passado, a Administração Municipal de Nova Mutum está empenhada em desenvolver atividades que não apenas marquem a passagem da dada, mas que se revistam de resultados efetivos em benefícios da mulher mutuense. Nesse sentido, estão previstas atividades que vão desde procedimentos médicos previsto pelo programa Saúde da Mulher, incluindo exames preventivos do câncer do útero, passando pela orientação sobre questões jurídicas, relativas aos direitos da mulher, debates sobre assunto polêmicos como violência doméstica até momentos de lazer, entretenimento e confraternização.

Na realização deste evento, que está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Administração Municipal conta com apoio do Sicredi. “Serão mais de 15 horas de atividades voltadas para as mulheres”, observa a assistente social da Secretaria de Ação e Promoção Social, Janete Ap. Soares. A data escolhida para realizar a programação foi sábado, 6 de março, dia em que todos os postos do Programa Saúde da Família (PSF’s) estarão atendendo a população feminina no horário de 7h às 11h e de 13h às 17h. Já no turno da noite, haverá dois momentos na Associação Recreativa. Primeiro, serão palestras, a partir das 19h, horário da abertura oficial, e apresentação cultural do Caica e Kamila, às 21h, seguida de show musical às 21h30min.

O 8 de Março passou a ser comemorado como Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas (ONU) em 1975. A ideia era homenagear operárias de uma fábrica têxtil, de Nova Iorque, que foram queimadas, em 1857, justamente por terem feito uma mobilização em prol da redução da carga horária que àquela época era superior a 16 horas/dia. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica, sendo que cerca de 130 mulheres morreram queimadas, no incêndio que se alastrou pelo local.

Para a ONU, são 12 os principais direitos da mulher e hoje não são raros os movimentos que se levantam no sentido de garantir que estes venham a ser garantidos por meios de políticas públicas. São eles: direito à vida, direito à liberdade e à segurança pessoal, direito à igualdade e a estar livre de todas as formas de discriminação, direito à liberdade de pensamento, direito à informação e à educação, direito à privacidade, direito à saúde e à proteção desta, direito a construir relacionamento conjugal e a planejar sua família, direto a decidir ter ou não ter filhos e, quando tê-los, direito aos benefícios do progresso científico, direito à liberdade de reunião e participação política, direito a não ser submetida a torturas e maus-tratos.

Confira a íntegra da programação do Fim de Semana da Mulher

06 DE MARÇO

Local: EM TODOS OS PSF’s

Horário: das 7h as 11h/ 13h as 17h

Ação: Exames citopatológicos (Prevenção do Câncer do Útero) e bacterioscopia de secreção vaginal.

PERIODO NOTURNO:

Local: Associação Recreativa de Nova Mutum

Horário: das 19h às 23h

Ação: Noite Especial para Mulheres

19h – Abertura do Evento

19h30min – Mulher em Movimento

Palestrante: Tania Mara Broleze Fagundes

20h: Palestra Saúde da Mulher

Palestrante: Marines Uhde

21h Apresentação Cultural – CAICA e Kamila

21h30min – Show Musical

23h – Encerramento

Haverá no local Standers de Saúde da Mulher com o PSF ARARAS e Produtos de Beleza e Cosméticos.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Rosamar Silva

Categorias:EVENTOS
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: